Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Reprodução rede social
O Supremo Tribunal Federal formalizou a abertura de uma ação penal contra o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro, que atualmente reside nos Estados Unidos. Com a decisão, ele passa à condição de réu e começa a responder a processo criminal que pode resultar em condenação à prisão.
A medida foi adotada cerca de dois meses após a Primeira Turma da Corte aceitar, por unanimidade, a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República. A partir da formalização, o caso entra na fase de instrução, com coleta de provas e depoimentos.
De acordo com a acusação, Eduardo teria tentado constranger o Judiciário brasileiro ao buscar articulações junto ao governo dos Estados Unidos para aplicar sanções contra autoridades do Brasil. O objetivo, segundo a denúncia, seria evitar uma eventual condenação de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.
A PGR sustenta que o ex-parlamentar teria atuado para criar um ambiente de intimidação direcionado a ministros da Primeira Turma do STF, responsável por julgar a investigação sobre a suposta trama golpista, além de pressionar o Congresso Nacional a avançar com um projeto de anistia em favor do ex-presidente.