Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Divulgação
A família Leão está próxima de reassumir o controle do Partido Progressista na Bahia. Com a possível saída de Mário Negromonte Júnior da presidência estadual da sigla, o nome mais cotado para assumir o diretório é o do atual secretário de Governo da Prefeitura de Salvador, Cacá Leão.
Cacá é filho do deputado federal João Leão, que esteve à frente do partido no estado por vários anos e, em 2022, conduziu a legenda para a oposição ao grupo liderado pelo Partido dos Trabalhadores após mais de uma década de aliança. Atualmente, Cacá também preside o diretório municipal da sigla em Salvador. A informação é do BNews.
Nos bastidores, havia a previsão de um rodízio na presidência estadual, onde o próximo dirigente seria Cláudio Cajado, mas ambos negociam a desfiliação e uma mudança para o PSD. O partido enfrenta um cenário de enfraquecimento após a formação de federação com o União Brasil, movimento que provocou a saída dos deputados estaduais Niltinho, Eduardo Salles, Hassan e Antonio Henrique Júnior, que optaram por permanecer na base do governador Jerônimo Rodrigues.
Caso as desfiliações se confirmem, a bancada baiana do partido na Câmara dos Deputados será reduzida a apenas um representante, permanecendo apenas João Leão. A definição sobre o futuro da legenda no estado deve ocorrer após o Carnaval.