Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Fellipe Sampaio / STF)

Aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2014, Joaquim Barbosa está articulando nos bastidores seu apoio para a disputa das eleições para a presidência da República em 2022. Tendo como uma prioridade tirar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) do poder, ele não descarta apoiar eventual candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).



O ex-ministro tem direcionado críticas ao governo atual. Nas eleições, a intenção dele é dar o peso de seu nome à esquerda para Bolsonaro perder nas urnas. Para atingir esse propósito, Joaquim pode apoiar candidatura de Lula, mesmo duvidando que o petista saia candidato.

De acordo com a jornalista Carolina Brígido, do portal UOL, Barbosa tem dito que não quer se candidatar. No entanto, essa possibilidade ainda não foi totalmente descartada. Porém, uma decisão já foi tomada: se não for cabeça de chapa, não será vice de ninguém.

É importante pontuar que, em 2012, como relator do mensalão, o ministro votou pela condenação dos principais agentes políticos do governo de Lula no maior escândalo de corrupção do país conhecido até então.





Deixe sua opinião

Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.