Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Reprodução/Redes Sociais
De olho na prefeitura de Salvador em 2028, o deputado federal Leo Prates (PDT) tem apostado todas as fichas possíveis na vaga de vice da chapa encabeçada por Bruno Reis (União Brasil) nas eleições de outubro. O movimento tem sido intensificado nos últimos dias, conforme apuração do Política ao Vivo.
Um dos nomes ouvidos pelo Política ao Vivo aponta que a mudança recente de postura de Leo, após o consenso de que Ana Paula (PDT) seria novamente conduzida ao posto de vice de Bruno Reis pode ter ligação com uma possível renúncia do atual prefeito em 2026, caso o gestor precise disputar o governo da Bahia ou uma das vagas para o Senado. Como ‘prefeito promovido’, Prates teria facilidade em ser indicado para disputar o Thomé de Souza em 2028, uma vez que já estaria sentado na cadeira.
O mesmo nome acredita, entretanto, que mesmo que Leo não seja vice de Bruno nas eleições de outubro, o deputado federal será o escolhido para a sucessão municipal. A avaliação é de que Ana Paula Matos não tem ambição de ser prefeita da capital baiana, ainda que assuma o cargo entre 2026 e 2028, com uma possível saída do titular.
Já outro membro do bloco governista acha arriscado o movimento de Leo, já que a atual vice de Bruno Reis é vista como uma figura essencial para equilibrar a chapa com Bruno. Além disso, uma atuação de destaque na Câmara dos Deputados poderia fazer com que Prates ganhasse um status ainda maior dentro do grupo do qual faz parte.