Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Lula Marques/Agência Brasil
O deputado federal Lindbergh Farias apresentou, nesta quarta-feira (18) uma representação no Tribunal Superior Eleitoral contra o senador Flávio Bolsonaro e o ex-ministro Gilson Machado por suposta propaganda eleitoral antecipada para a disputa de 2026.
O pedido tem como base um vídeo divulgado nas redes sociais em que Gilson aparece colando adesivos com a frase “O Nordeste está com Flávio Bolsonaro 2026”. Na gravação, o ex-ministro declara que pretende “eleger o homem” como “nosso presidente”, em referência ao senador.
Na petição encaminhada à presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, Lindbergh solicita a retirada imediata do conteúdo no prazo de 24 horas, aplicação de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento e envio do caso ao Ministério Público Eleitoral para apuração de possível abuso de poder político.
O parlamentar argumenta que o material reúne elementos característicos de campanha, como a identificação direta do beneficiário, menção explícita ao pleito e manifestação de apoio eleitoral. Segundo ele, trata-se de pedido antecipado de voto, prática vedada pela legislação, que proíbe propaganda eleitoral antes de 10 de agosto do ano da eleição.