Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Reprodução / Instagram
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner, afirmou em entrevista à Rádio Metrópole que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve vetar o projeto de lei 2.162 de 2023, conhecido como PL da Dosimetria, até o dia 8 de janeiro. A proposta foi aprovada pelo Senado em 17 de dezembro e prevê a redução de penas para condenados por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O texto recebeu 48 votos favoráveis, 25 contrários e uma abstenção.
Durante a entrevista, Wagner declarou: “Dia 8 de janeiro, o presidente Lula vai fazer um ato para que a gente não deixe passar a lembrança daquele dia triste que foi uma afronta à democracia. Não sei que dia que ele vai assinar o veto, mas ele vai assinar o veto daqui até o dia 8 de janeiro”. O senador admitiu ter feito um acordo com a oposição para viabilizar a votação, sem consultar o governo ou a direção do partido.
Em pronunciamento à imprensa, Wagner disse: “A mim não me motiva empurrar com a barriga aquilo que já está claro que vai acontecer. Então eu fiz [um acordo], sem consultar o presidente da República ou a ministra Gleisi [Hoffmann]”. Ele acrescentou que não se arrepende da decisão, embora a orientação oficial do governo seja contrária ao projeto. O senador Alessandro Vieira também criticou o processo na Comissão de Constituição e Justiça, afirmando que “nos bastidores, o que está acontecendo é um grande acordo que envolve o ministro Alexandre de Moraes”.



