Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Celso Itiberê/ Presidência/Divulgação
O MDB estuda lançar o ex-presidente Michel Temer como possível candidato ao Palácio do Planalto nas eleições de 2026. A estratégia passa por incluir o nome de Temer na próxima rodada de pesquisas internas do partido, com o objetivo de medir seu potencial eleitoral.
A iniciativa ocorre mesmo após o presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi, afirmar que a sigla tende a adotar uma postura de neutralidade caso a disputa presidencial volte a se configurar em um ambiente de forte polarização. Internamente, porém, lideranças defendem que o partido avalie todos os cenários antes de tomar uma decisão definitiva. A informação é da Folha de São Paulo.
Atualmente, os principais institutos de pesquisa apontam como mais bem posicionados na corrida o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve buscar um quarto mandato, e o senador Flávio Bolsonaro, principal herdeiro político do ex-presidente Jair Bolsonaro. Esse quadro reforça o debate no MDB sobre a conveniência de apresentar um nome próprio na disputa presidencial.