Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Divulgação / Ascom
As equipes do ex-prefeito ACM Neto e do prefeito Bruno Reis acenderam o sinal vermelho neste sábado de Carnaval em Salvador após a passagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela capital baiana. No circuito do Campo Grande, Lula foi ovacionado por milhares de foliões de diferentes blocos, recebeu acenos, gritos de apoio e manifestações favoráveis ao seu terceiro mandato à frente do Palácio do Planalto.
A recepção calorosa contrasta com a estratégia adotada nos últimos meses pela cúpula da oposição na Bahia, que vinha apostando em uma suposta queda de popularidade do petista e no impacto disso sobre o governador Jerônimo Rodrigues, que tentará a reeleição neste ano. A leitura era de que o desgaste nacional de Lula poderia respingar diretamente no cenário estadual.
A demonstração de força popular no Carnaval, no entanto, reabre cálculos e impõe dúvidas sobre a linha de confronto direto com o presidente. ACM Neto tem se colocado como opositor ferrenho de Lula e já declarou publicamente que estará em campo adversário na disputa eleitoral, apostando no enfraquecimento do petista como trunfo político.
Em 2022, diante da alta aprovação de Lula na Bahia, Neto adotou postura de neutralidade no segundo turno presidencial. O cenário deste Carnaval indica que a influência do presidente no estado segue relevante.



