Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Segurança pública deve ser um dos temas centrais das eleições de 2026 e os bastidores da política baiana começam a se movimentar em função disso. Após a saída de Coronel do PSD, partidos do campo governista iniciaram uma ofensiva silenciosa para atrair quadros técnicos e com forte capital simbólico na área da segurança, e o nome de um outro “Coronel” desponta como alvo prioritário: o do Coronel Sturaro.



Fontes próximas ao oficial confirmaram ao Política ao Vivo que ele tem o desejo de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) encabeçando um coletivo de segurança pública. Agentes políticos importantes do governo estadual enxergam em Sturaro ativos como credibilidade técnica, trânsito institucional e discurso qualificado em segurança pública.

Atualmente à frente da Diretoria de Prevenção à Violência de Salvador, Coronel Sturaro consolidou seu nome nos últimos anos ao conduzir iniciativas consideradas estratégicas, como a entrega do Plano Municipal de Segurança Pública, a construção de uma política de prevenção com base territorial e, sobretudo, a articulação de uma agenda de integração entre município e Estado, algo historicamente difícil na Bahia.

Seu bom trânsito na Polícia Militar e na Secretaria da Segurança Pública (SSP) é apontado como um diferencial para credenciá-lo a ser candidato e porta-voz autorizado de uma pauta sensível para os baianos.

Internamente, o nome de Sturaro é visto como estratégico para o grupo que governa o Estado. Além de qualificar o discurso governista na área de segurança pública, sua eventual filiação à um partido aliado ao governo do estado, teria outro efeito político relevante: retirar um nome de peso do campo carlista, enfraquecendo um segmento tradicionalmente identificado com a oposição e com forte apelo junto às forças de segurança.

Aliados do oficial adotam cautela e evitam confirmações públicas, mas admitem que “as conversas existem” e que “a segurança pública será determinante nas próximas eleições”.



Deixe sua opinião

Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.