
Foto: Divulgação
O consórcio chinês que venceu a licitação da ponte Salvador-Itaparica, formado pela CR20 (China Railway 20 Bureau Group Corporation) e pela CCCC (China Communications Construction), tem até esta sexta-feira (24) para assinar o contrato da ponte.
Os chineses tinham prazo total de 90 dias para assinar o contrato, a contar a partir da homologação da licitação, no dia 24 de janeiro, prazo que vence nesta sexta. Quando a noticia da fuga dos chineses passou a ser publicada pela imprensa baiana, o governo desmentiu e disse que o contrato seria assinado até o fim do prazo. A justificativa para a demorar foi o coronavírus.
O site bahia.ba publicou, no entanto, em março, a notícia de que os chineses tinham imposto uma condição para a assinatura: queriam que o governo baiano antecipasse o R$ 1,5 bilhão previsto de investimento somente no quinto ano de obra, para a fase inicial do projeto. O governo se negou a antecipar.
- Governo diz que contrato da ponte será assinado ainda neste mês
- Rui garante que chineses virão assinar contrato da ponte na próxima semana
O Política ao Vivo tentou obter uma resposta do governo do estado ao longo de toda esta quinta-feira (23). A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa de quatro secretarias estaduais: Casa Civil, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Administração.
- Ponte Salvador-Itaparica: Cúpula do Governo sente sinais de recuo em chineses
- Vereador provoca Rui: “A ponte já saiu. Saiu do mapa”
Somente a última respondeu, solicitando que a reportagem deveria procurar a Secretaria de Comunicação do governo. Procurada, a Secretaria de Comunicação prometeu ainda no início da tarde de quinta enviar uma manifestação, algo que não foi feito.