Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

O presidente da União Geral dos Trabalhadores da Bahia (UGT-BA), Marcelo Carvalho, participou, nesta sexta-feira (6), de um encontro em Guarapari, no Espírito Santo, que reuniu dirigentes da entidade sindical de diversos estados brasileiros e da UGT nacional. O evento teve como foco o debate sobre a participação do movimento sindical no processo eleitoral de 2026 em todo o país.
Durante o encontro, foram discutidas estratégias e a construção de candidaturas viáveis do campo sindical para a disputa de vagas nas Assembleias Legislativas e na Câmara dos Deputados.
Segundo Marcelo Carvalho, o debate faz parte de um processo nacional de articulação política. “Estamos iniciando aqui um diálogo fundamental sobre a nossa participação no processo eleitoral de 2026, discutindo com os companheiros quais serão as candidaturas viáveis do movimento sindical, tanto para deputado estadual quanto para federal”, afirmou.
O presidente da UGT-BA destacou ainda que o encontro no Espírito Santo marca o início de uma agenda mais ampla. “Esse debate começa aqui, mas será aprofundado em novos encontros que vamos realizar na Bahia e, em seguida, em São Paulo, com o objetivo específico de avançar na escolha dos nossos candidatos”, completou.
Marcaram presença também no encontro o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, o secretário-geral da entidade, Francisco Canindé Pegado, e os presidentes da UGT-PR, Manassés Silva, UGT-SP, Amauri Mortágua, UGT-PE, Gustavo Walfrido, UGT-CE, Agenor Lopes, UGT-PB, Romero Baunilha, UGT-SC, Waldemar Shultz (Mazinho), e UGT-ES, Juscelino dos Santos.
Idealizado pelo presidente da UGT-MG, Paulo Roberto, o evento ocorreu no Hotel Diamantina/Sindeac.



