Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Uma proposta apresentada há quase uma década pela ex-vereadora e defensora dos direitos dos animais, Ana Rita Tavares, começa a se tornar realidade. O Governo do Estado anunciou na última terça-feira (4) a criação do Instituto Médico Legal Veterinário (IMLV), unidade especializada em perícias envolvendo animais, que funcionará em Salvador. O órgão será vinculado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) e integra o projeto da nova sede do departamento.
O IMLV será responsável por realizar perícias em casos de maus-tratos e mortes de animais, com exames em animais vivos e necropsias em animais mortos para apuração da causa da morte. De acordo com o diretor-geral do DPT, Osvaldo Silva, a iniciativa é pioneira entre os órgãos de perícia do Brasil e representa um avanço na proteção animal.
A criação de um órgão especializado para investigar crimes contra animais foi sugerida por Ana Rita Tavares em 2015, por meio de um Projeto de Indicação (PIN) apresentado à Câmara Municipal de Salvador. Em 2024, a ex-vereadora reapresentou a ideia ao deputado estadual Matheus Ferreira, solicitando a criação de um núcleo médico-veterinário no DPT para realizar perícias e identificar causas de mortes de animais vítimas de maus-tratos.



